Organização Social X Escola
- expertisees
- 8 de abr.
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Embora o título possa sugerir disputa ou rivalidade, o que queremos chamar a atenção é para as diferenças que devem ser maiores que as semelhanças. O.S ou ONGs, como queiram chamar, não tem a finalidade de competir com a Educação formal, ao contrário, ela vem com uma proposta de complementar o que a escola não consegue fazer. Carregada de conteúdos, processos de avaliação e controle, competitividade nos resultados, dias letivos a cumprir, corpo docente sobrecarregado e outras questões relacionadas a ensino e aprendizagem, a escola precisa correr contra o tempo e despejar o currículo proposto no âmbito nacional independente de quem ou como o está recebendo, os alunos por sua vez, engolem e seguem adiante. A função da O.S deve ser prioritariamente, permitir que o conhecimento adquirido na escola tenha significado real para a vida das crianças /adolescentes atendidas. Isso significa tratar de temas relacionados ao presente e o quanto isso compromete o futuro. Significa despertar habilidades que a escola não tem tempo de enxergar, significa valorizar atitudes e iniciativas que revelam um coração nobre mais do que um cérebro brilhante.
Isso só é possível quando há escuta, quando se é permitido falar e expor os sentimentos mais secretos. As Instituições sociais entendem as oficinas e programas como um meio e não um fim. Quando o público alvo escolhe determinadas atividades esportivas, musicais ou culturais, por exemplo, eles estão sinalizando uma área de interesse, e portanto, devem ser estimulados a darem o seu melhor no desempenho dessas atividades, mas não devem ser cobrados a ponto de se sentirem incapazes ou frustrados caso não atinjam o máximo na sua execução. Ter saído do ponto 0 e caminhado no aprendizado de um instrumento ou modalidade esportiva, já faz desse indivíduo um vencedor. Se no processo, ele se descobrir como protagonista, capaz de traçar um objetivo para sua vida ou escolher novos caminhos, podemos afirmar que nasceu um cidadão.
Como podemos perceber, escola e O.S devem caminhar lado a lado uma vez que seu público é o mesmo. Como pedagoga social, tomo como obrigatória a tarefa de conhecer as escolas que atendem as crianças/adolescentes da instituição que estou trabalhando naquele momento. Estabelecer vínculos, conhecer nossos assistidos pelo olhar do profissional da escola, estudar seu comportamento comparando com seu proceder na O.S, são alguns dos benefícios dessa interação. Quero encorajar aos meus colegas pedagogos sociais a que experimentem ir mais fundo no relacionamento com as escolas além de outros equipamentos do território onde sua organização social está inserida como Unidade de saúde, Cajun, CRAS, etc e etc, mas isso é assunto para outra conversa...


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